• Foto do escritorBehring Escola de Jiu-Jitsu

Dicas Essenciais para a Primeira Aula de Jiu Jitsu

Introdução

Você está pronto para começar sua jornada no Jiu Jitsu? Esta arte marcial não só melhora sua condição física, mas também fortalece sua mente e espírito. Antes de entrar no tatame, há alguns preparativos essenciais que você deve conhecer. Este guia foi criado para garantir que todo iniciante no jiu-jitsu esteja completamente preparado para sua primeira aula na Escola Behring de Jiu Jitsu Brasileiro. Vamos começar!

primeira aula de jiu-jitsu para iniciantes

1. Preparativos Antes da Primeira Aula de Jiu Jitsu para Iniciantes

Higiene

Antes de cada treino, certifique-se de estar com o corpo limpo e usando desodorante. Apesar de transpirar durante o treinamento, a higiene é fundamental para um ambiente saudável.

Unhas e Pés

Mantenha as unhas cortadas para evitar arranhões ou quebras. Caso prefira unhas compridas, envolva-as com esparadrapo. Sempre mantenha os pés limpos, pois não é permitido pisar com calçados no tatame.

Uso do Kimono

Você receberá um kimono para sua primeira aula. Depois disso, é fundamental mantê-lo limpo. Nossa escola prefere a cor branca tradicional.

Acessórios Permitidos e Proibidos

• Permitidos: Roupas íntimas confortáveis, preferencialmente uma rash guard (camisa de compressão).

• Proibidos: Brincos, piercings (cubra com esparadrapo), maquiagem, pulseiras, relógios, óculos, alianças ou anéis.

2. Primeiros Passos no Tatame

Como Vestir o Kimono

O kimono é composto por uma calça, uma jaqueta e uma faixa. Ao vestir o kimono, certifique-se de que a calça está bem ajustada e que a jaqueta está firmemente presa pela faixa. A faixa deve ser amarrada de forma que a barra preta ou vermelha fique voltada para o lado esquerdo.

Amarração da Faixa e Calça

Amarrar a faixa corretamente é um passo importante no Jiu Jitsu. A faixa simboliza seu nível de conhecimento e deve ser amarrada de maneira segura e justa. A calça deve ser amarrada de forma que não caia durante o treino. Para isso, preparamos um vídeo aula explicativa:

3. Postura e Conduta no Tatame

Regras de Comportamento

• Pedir autorização para entrar e sair do tatame: Isso garante que o ambiente permaneça sob controle e supervisão do professor responsável.

• Não encostar na parede: Postura e base são fundamentais no treinamento e devem ser mantidas o tempo todo.

• Manter postura correta no tatame: Evite deitar no tatame. Fique em pé ou sente-se com as pernas cruzadas para evitar acidentes.

• Não ficar de costas para os treinos: Segurança é essencial, e virar as costas para uma situação potencialmente perigosa pode resultar em acidentes.

Cumprimentos e Hierarquia

• Cumprimentar colegas de treino: O cumprimento no Jiu Jitsu é uma reverência que simboliza respeito e gratidão. Coloque as mãos nas laterais das pernas e curve o tronco para frente.

• Respeitar a hierarquia: Em caso de ausência do professor, solicite orientação aos praticantes mais graduados.

4. Níveis de Faixa e Progresso

Explicação das Faixas

As faixas no Jiu Jitsu simbolizam seu progresso e conhecimento na arte marcial. Elas incluem:

• Faixa Branca: Iniciante

• Faixa Azul: Estudante intermediário

• Faixa Roxa: Estudante avançado

• Faixa Marrom: Preparação para faixa preta

• Faixa Preta: Mestre iniciante

• Faixa Coral: Mestre avançado

• Faixa Vermelha: Grande mestre

5. Recursos Adicionais

Vídeo Aulas

Disponibilizamos uma playlist no YouTube com várias vídeo aulas para auxiliar seu aprendizado. Inscreva-se no nosso canal para acessar todo o conteúdo: [Link para a playlist no YouTube].

Dúvidas e Contato

Caso tenha dúvidas, pergunte ao professor responsável. Estamos aqui para ajudar você a aproveitar ao máximo sua experiência no Jiu Jitsu.

Conclusão

Ao seguir estas dicas essenciais, você estará bem preparado para sua primeira aula de Jiu Jitsu. Lembre-se de manter a higiene, vestir corretamente o kimono, seguir as regras de comportamento no tatame e respeitar a hierarquia. Aproveite ao máximo sua jornada no Jiu Jitsu e boa sorte!