• Foto do escritorBehring Escola de Jiu-Jitsu

A história do Jiu Jitsu brasileiro parte 1

Ao contrário do que se acredita popularmente no Ocidente, o termo judô não foi inventado por Kano Jigoro, como já era usado em 1724 por Inoue Jibudayu, do Jikishin-ryu, e possivelmente antes mesmo por outros expoentes do jujutsu. Os livros do período Meiji costumam usar o termo judô como sinônimo de jujutsu, referindo-se a certas escolas de jujutsu como escolas de judô. No entanto, esse uso provavelmente ocorreu apenas depois que o termo foi popularizado por Kano. Portanto, ao me referir ao judô de Kano Jigoro, prefiro usar o nome dado pela fonte espiritual da disciplina - ou seja, Kodokan Judo. O judô de Kano às vezes também era chamado de "Kano Jujutsu" ou "Kano-ryu Jujutsu". O sistema que ele originalmente inventou, derivando-o de várias fontes (duas das principais sendo Kito-ryu e Tenjin Shinyo-ryu), ainda era muito perto do jujutsu do período Edo, e completamente diferente do que vemos agora nas competições modernas de judô." -Serge Mol, Classical Fighting Arts of Japan

No início de 1900, quando muitos artistas marciais começaram a emigrar do Japão para o Ocidente, as palavras judô e jiujitsu eram intercambiáveis. Não havia uma distinção exata entre os dois termos fora do Japão, e a diferença entre judô e o clássico jujutsu antigo era pouco compreendida, mesmo para os japoneses. Deve-se a esse fator o desenvolvimento do judô com o nome de jiujitsu em muitos continentes.

Um dos mais importantes judoka que levaram a arte para fora do Japão foi Maeda Mitsuyo. Maeda, a fonte do jiujitsu brasileiro, nasceu em 1878. Ele competiu no sumô em sua juventude e se matriculou no Kodokan em 1897. É importante lembrar que Maeda já havia iniciado sua jornada no judô através da Universidade de Waseda anteriormente ao seu ingresso no Kodokan. Maeda ascendeu ao terceiro dan em 1901 e começou a ensinar judô no Gakushuin Escola de Cadetes do Exército), bem como outras instituições. E rapidamente se distinguiu dentro do Kodokan como um de seus principais expoentes. Isso é demonstrado pelo fato de que os quatro principais discípulos instruídos diretamente por Jigoro Kano eram chamados Kodokan Shitenno (Quatro Guardiões dos Kodokan) enquanto Maeda ficou conhecido como um dos Kodokan Sanba Garasu (Três Pilares dos Kodokan), junto com Todoroki Shota e Samura Kaichiro, líderes de sua geração.

Leia a historia completa na sua fonte:​⤵

➡ Fonte: budokast.com.br